Tags

, , , ,

Doce de leite caseiro é também conhecido como doce de leite condensado

Essa receita foi igual a do arroz: “mãe, é óbvia mas eu não sei fazer. Se eu não sei, deve ter outras pessoas que não sabem”. E aí está, uma receita para você que, assim como eu, ama doce de leite caseiro mas não sabia por onde começar!

Vai precisar de…
1 lata de leite condensado
1 panela de pressão
Água suficiente para encher a panela e passar 3 dedos da lata

#ObsDaRo: vejam no vídeo que eu entupi a panela de água. Não precisa ser tanto, tá? Minha mãe mandou encher bastante e minha interpretação de “bastante” foi encher quase tudo :)

Vamos começar!
1- Coloque a lata de leite condensado na panela de pressão, encha a panela de água passando 3 dedos da lata, tampe e ligue o fogo em temperatura média/alta. Quando a panela começar a chiar, conte 30 minutos.
2- Desligue o fogo mas NÃO destampe a panela! Coloque-a imediatamente dentro da pia embaixo da água fria e espere todo o vapor sair. Destampe e escorra a água quente.

#DicaDaTia: use uma faca para levantar o pito da panela e ter certeza de que o vapor saiu todo. Fizemos isso no filme.

3- Espere a lata esfriar bastante e abra. Se você abrir a lata quente, vai espirrar doce de leite e você pode se queimar. Coloque no recipiente de servir, mexa para ficar uniforme e está pronto!

#DicaDaTia: caso esteja sem tempo, coloque a lata debaixo da água fria para esfriar mais rápido.
#DicaDaTia: o nosso ficou em um ponto mais cremoso, que daria para colocar em recheio ou cobertura de sobremesa. Se quiser o seu mais consistente, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Na água fria

Mexa para ficar uniforme