Tags

, , , , , , ,

De Carolina Nabuco

Esse potinho de creme de alface é um aconchego delicioso! Você pode serví-lo puro, com uma massa, misturar com arroz, levar ao forno e polvilhar com queijo parmesão, acompanhando filés de tilápia, em mini cumbucas como entrada, dentro de um pão italiano redondo com parmesão dando uma ligeira gratinada no forno, com bife de frango a milanesa etc. Pode usar a imaginação!

E imaginamos que nas férias um monte de gente viaja para lugares que não são tão fáceis de encontrar folhas frescas. Então, o creme de alface acaba sendo uma ótima alternativa por ser mais fácil de ser encontrado :)

Vai precisar de…
1 cebola pequena
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sobremesa de manteiga
1 colher de sobremesa de fécula de batata, farinha de trigo ou amido de milho
2 colheres de cafezinho rasas de sal
3 pés de alface lisa
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de salsa picada

Vamos começar!
Para o molho branco
1- Rale a cebola e o queijo parmesão.
2- Em uma panela, coloque 1 colher de sobremesa de manteiga e a cebola ralada e deixe aloirar e secar a água da cebola em fogo médio.
3- Em seguida, coloque a fécula de batata, abaixe o fogo, mexa até incorporar à cebola e coloque 1 1/2 xícara de leite aos poucos, mexendo sempre. Quando colocar todo o leite, aumente um pouco o fogo, coloque o sal, continue mexendo e quando começar a engrossar misture o queijo ralado e reserve. Está pronto o molho branco.

Continuando…
4- Pique a salsa e coloque água para ferver em uma panela grande.
5- Separe as folhas da alface, passe-as em água corrente para lavar e deixe em uma vasilha com vinagre e água por 5 minutos. Passe em água corrente para tirar o vinagre, separe as folhas pequenas para enfeitar no final e corte as grandes em tiras finas.
6- Coloque a alface fatiada na água fervendo por 3 minutos, retire 2 conchas do caldo do cozimento e coloque no molho branco reservado.
7- Escorra a água da alface e, na mesma panela, em fogo médio/baixo, refogue-a com 1 colher de sobremesa de manteiga por 1 a 2 minutos. Junte o molho branco, deixe ferver por 5 minutos, coloque 1 colher de cafezinho de sal, acrescente a meia xícara de leite restante, creme de leite fresco e a salsa picada. Deixe ferver mexendo por mais 5 minutos e sirva enfeitando com as folhinhas de alface reservadas.
Muito gostoso!

creme_de_alface_1creme_de_alface_2creme_de_alface_3