Tags

, , , , , ,

selo_natal_150x150

Esta é uma sobremesa muito charmosa para o Natal!! É importante assistir ao filme para entender direitinho o momento de montar o rocambole. Bom apetite!

#ObsDaRo: gente, não tomem como exemplo a forma como virei o rocambole no video, completamente torta! Preciso tomar umas aulas de desenformar bolo e derivados :D

Vai precisar de…
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha trigo
4 colheres de sopa de açúcar cristal
800g de morango (umas 3 caixinhas)
500ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa rasas de açúcar refinado + 1 para polvilhar no final

Vamos começar!
1- Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular de 25cmx35cm.
2- Coloque o creme de leite fresco no freezer por 20 minutos e pré-aqueça o forno a 200ºC.
3- Retire o creme de leite do freezer, coloque na vasilha da batedeira e bata com 2 colheres de sopa de açúcar refinado até dar ponto de chantilly. Coloque papel alumínio para que ele não espirre em você, veja como fizemos no filme. Quando pronto, reserve na geladeira.
4- Separe as claras das gemas e já coloque as claras na vasilha da batedeira para bater em neve.
5- Quando estiverem em neve, continue batendo e acrescente as gemas. Em seguida, coloque as 4 colheres de sopa do açúcar cristal, deixe misturar, coloque a farinha de trigo, espere 30 segundos, desligue a batedeira e acabe de misturar com uma espátula. Esta é a massa de pão de ló.
6- Coloque a massa de pão de ló na assadeira untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido para assar. A massa deve estar espalhada por igual na assadeira.
7- Em seguida, lave os morangos com água filtrada, reserve 4 inteiros – os mais bonitos -, descarte a folhinha verde dos restantes, corte-os ao meio ou em 3 pedaços se estiver muito grande e reserve. O sentido do corte deve ser horizontal, como se estivesse cortando-os em rodelas.
8- Quando a massa estiver assada – faça o teste do palito e veja se ela está soltando das bordas como mostra a foto abaixo -, retire do forno, espere uns 2 minutos e comece a montar.

Montando o rocambole
9- Com uma colher de sopa, coloque o chantilly no centro da massa, ao comprido, formando uma linha central. Deixe sobrar um pouco do chantilly, equivalente a 4 colheres de chá, para dar o acabamento final. Coloque os morangos cortados por cima e una as laterais da massa, como se estivesse fazendo um túnel. Você não vai enrolá-la. É uma tarefa que precisa de bastante atenção. Depois, vire o rocambole no prato que vai servir como se estivesse desenformando um bolo e acabe de moldá-lo com as mãos pressionando as laterais, para que ele fique mais redondinho, como um cilindro.
10- Coloque o rocambole e o chantilly reservado na geladeira por 10 minutos para refrigerar. Retire, pegue 4 colheres de chá de chantilly e faça 4 bolinhas em cima do rocambole. Enfeite com os morangos inteiros e polvilhe com o açúcar refinado ou impalpável. No nosso caso, sobraram alguns morangos e utilizamos para enfeitar a lateral do prato. Volte à geladeira e só retire na hora de servir.

#DicaDaTia: você pode fazê-lo pela manhã e servir à noite, sem problemas.

rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_1

Massa já assada soltando da forma

rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_3 rocambole_de_morangos_frescos_com_chantilly_4