Tags

, , , , ,

De Viko Tangoda

Fizemos um curso de culinária de uma noite com o maravilhoso chef Viko Tangoda e aprendemos a fazer, dentre outras receitas, este ceviche de polvo grelhado para servir de entrada. Especialmente para o verão, é uma receita que vai agradar a todos, até aqueles que não são muito fãs de polvo. É maravilhoso!

Vai precisar de…
500g de polvo
1 cebola para cozinhar o polvo
5 colheres de sopa de azeite de oliva + um fio de azeite para grelhá-lo
1 dente de alho picado
1 colher de sobremesa de salsa lavada e picada
1/2 limão – você vai utilizar o sumo e raspas da casca
1 pimenta dedo de moça picadinha
4 azeitonas pretas cortadas em tiras longitudinais
2 colheres de sopa de cebola roxa cortada em fatias finíssimas (equivale a 1/4 de uma cebola pequena)
12 tomatinhos sweet grape
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de cafezinho de sal (teste antes para ver se precisa, nós colocamos no final)

Vamos começar!
1- Coloque o polvo já limpo em uma vasilha com 1 limão espremido para lavar por 10 minutos. Depois, esfregue um pouco o limão espremido no polvo e lave-o em água corrente.
2- Coloque em uma panela com bastante água para cozinhar por cerca de 50 minutos com uma cebola descascada e inteira, até que esteja macio. Você verá espetando com um garfo.
3- Retire a cabeça do polvo e separe seus tentáculos. Esquente um fio de azeite em uma frigideira antiaderente, em fogo médio/alto, e grelhe os tentáculos rapidamente, até que fiquem dourados. Fatie os tentáculos em rodelas não muito finas e reserve.

Prepare o tempero e coloque em um mesmo recipiente
4- Corte a cebola roxa em fatias finíssimas, raspe a casca do 1/2 limão e esprema seu sumo, pique o alho, a salsa e a pimenta, corte a azeitona em tiras finas e ao comprido. Misture tudo com mais 4 colheres de sopa de azeite de oliva, vinagre balsâmico e depois misture ao polvo.
5- Numa frigideira, em fogo médio/baixo, coloque a colher de sopa restante de azeite de oliva, deixe esquentar bem, coloque os tomatinhos inteiros e polvilhe com o açúcar. Deixe dourar um pouco sem mexer, somente mexendo a frigideira – veja como fizemos no filme. Tome o cuidado para não deixar o açúcar queimar e que os tomates se desfaçam. Eles devem ficar inteiros.
6- Junte os tomatinhos salteados à tigela com o polvo e misture delicadamente. Teste o sal. Monte em tigelinhas e decore com uma erva de sua preferência. Você pode conservar na geladeira e, então, servir esta entrada espetacular!

ceviche_de_polvo_1

Lavando com limão – lavamos mais de 1 polvo, mas utilizamos apenas 1 na receita

ceviche_de_polvo_2

Cozinhando com cebola e água – cozinhamos mais de 1 polvo, mas utilizamos apenas 1 na receita

ceviche_de_polvo_3

Tentáculos grelhados, cortados em rodelas

ceviche_de_polvo_4

Polvo temperado, pronto para colocar em porções individuais

ceviche_de_polvo_6