Tags

,

De Dani

Uma das diferenças entre picadinho e ensopado é que no ensopado a carne é cortada em cubos maiores. Acompanha arroz branco perfeitamente :)

Vai precisar de…
1kg de alcatra
850g de abóbora
2 cebolas grandes picadas
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de salsa picada
3 dentes de alho
1 lata de pomodoro ou 3 tomates maduros
1 colher de sopa de sal
1 colher de cafezinho de pimenta moída
Água quente

Vamos começar!
1- Corte a carne em cubos de 2 centímetros.
2- Pique a salsa e a cebola. Corte a abóbora em cubos de 3 centímetros, um pouco maiores que a carne. Em um pilão, amasse os dentes de alho com sal. Se utilizar tomates, pique-os e tire as sementes. Coloque água para esquentar em uma panela, você utilizará durante o preparo do ensopado.
3- Em uma panela, em fogo alto, coloque a manteiga e espere esquentar. Em seguida coloque a carne, espere mudar de cor e secar quase todo o líquido. Acrescente a cebola, o alho e sal, a pimenta moída e a salsa e deixe (rechear) até dourar mexendo quase que todo o tempo.
4- Depois acrescente o pomodoro e deixe cozinhar em fogo médio com a panela tampada. Aguarde 5 minutos, coloque 1 xícara de cafezinho de água quente, aguarde mais 5 minutos e coloque a segunda xícara de água quente. Se achar necessário, coloque a terceira xícara e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia.
5- Quando a carne estiver bem macia, coloque a abóbora com a quarta xícara de água quente e deixe a panela tampada para cozinhar.
6- Achamos necessário colocar mais três xícaras durante o cozimento da abóbora. Ao todo foram 7 xícaras de cafezinho de água quente. Isso depende muito da carne e da abóbora que você usar, por isso veja no filme o ponto final. A carne deve estar macia e a abóbora, cozida, quase que desmanchando. Acerte o sal e está pronto!

ensopado_de_abóbora_1 ensopado_de_abóbora_2 ensopado_de_abóbora_3