Tags

, , , , , ,

Da Larousse da Cozinha Italiana

Vai precisar de…
600g de farinha de trigo
2 colheres de chá de sal refinado
250ml de água morna
5 colheres de azeite de oliva e mais um pouco para pincelar a assadeira
Queijo parmesão ralado e alecrim para polvilhar

Vamos começar!
1- Coloque 250ml de água para amornar, até que você não consiga colocar o dedo, mas sem se queimar. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Rale o queijo parmesão em ralo médio.
2- Misture sal e farinha de trigo em uma tigela utilizando uma espátula. Coloque o azeite de oliva e a água morna, deixe a espátula de lado e misture tudo com as mãos.
3- Retire a massa da tigela e coloque-a na pedra da cozinha. Trabalhe-a por pelo menos 5 minutos, até que ela incorpore todos os ingredientes e fique lisa e uniforme. Coloque novamente na tigela, cubra com papel filme e deixe descansar por 20 minutos em local morno – pode ser perto do fogão.
4- Unte uma assadeira – a maior que tiver – com azeite de oliva.
5- Com um rolo de macarrão, comece a abrir a massa o mais fino possível, até que você consiga ver a pedra ou sua mão através dela. Para quem tem máquina de macarrão em casa, aproveite para deixar ainda mais fino. Veja no filme. Quanto ao formato, e tamanho, você pode fazer como quiser: grande, pequeno, em tiras, quadrados, discos etc.
6- Coloque a massa aberta na assadeira untada, fure-a com um garfo e coloque no forno para assar.
7- Quando ela estiver dourando, vire o lado, polvilhe com queijo parmesão ralado e/ou com alecrim, deixe dourar um pouco mais e retire.

#DicaDaTia: você pode polvilhar também com queijo de cabra ralado ou o que sua imaginação mandar! Ele é também uma delícia puro, para acompanhar patês, tomates picados com manjericão, pomodoro caseiro etc.

ligues_caseiras_1 ligues_caseiras_3 ligues_caseiras_4 ligues_caseiras_5