Tags

, , , , , , , , ,

Esta carne demora um pouco de ficar pronta, mas quando ela estiver desmanchando na sua boca, você vai achar que todo o trabalho valeu muito a pena. Tempere ela de véspera e prepare no dia seguinte.

Se atente de que a pimenta dedo-de-moça é opcional. Para quem gosta, o ardido icorpora ao molho de forma natural. Para quem não gosta, não precisa colocar.

Vai precisar de…
1.300g de coração de alcatra para churrasco com capa de gordura
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 pimentas dedo-de-moça (opcional, para quem gosta de pimenta)
4 tomates maduros
1 colher de sobremesa de pimenta moída na hora
1 colher de sobremesa de sal
150ml de vinho tinto
150ml de vinho branco
1 cenoura grande
1 colher de sopa de pimentão picado
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1 buquê garni (sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, manjerona)
1/2 xícara de azeite de oliva
50g de bacon em fatias
15 xícaras de água quente

Vamos começar!
1- Coloque a carne limpa – mas mantenha a capa de gordura – e inteira em um recipiente e prepare o tempero:
2- Pique cebola, cenoura, alho, pimentão, salsa, cebolinha e tomates (tire as sementes) e misture em uma vasilha. Moa a pimenta e misture aos temperos junto com o sal.
3- Coloque metade dos temperos em um prato não muito fundo, a carne por cima e o resto dos temperos por cima. Acrescente o buquê garni, as pimentas dedo-de-moça inteiras (opcional) e os vinhos. Cubra com papel filme e deixe na geladeira até o dia seguinte.

4- No dia seguinte, separe a carne do tempero e reserve os dois. Coloque água para esquentar em uma panela.
5- Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite de oliva com as fatias de bacon até que fiquem douradas. Retire o bacon e coloque a alcatra para dourar bem, até que fique com uma cor bem bonita. Veja no filme. A panela deve estar destampada.
6- Quando a carne estiver quase boa (dourada), em uma terceira panela, esquente os temperos da marinada até ficarem mornos (para não colocá-los frios na carne quente).
7- Coloque na carne quando estiver dourada, deixe (rechear) bastante, até que os temperos murchem, cerca de 5 minutos depois que começar a ferver.
8- Quando os temperos ficarem murchos, coloque 9 xícaras de chá de água quente, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
7- Prove e acerte o sal e continue cozinhando. Coloque mais 3 xícaras de água quente, espere um pouco, coloque mais 3 xícaras, até que a carne fique macia e os temperos, dissolvidos e com caldo. Ao final, acerte o sal.

#ObsDaTia: fizemos nossa carne em uma panela comum, tampada por 2h20.

Opcional
Se quiser comer os temperos inteiros, sua carne está pronta para ser servida. Se preferir que ela acompanhe um caldo grossinho, siga as instruções abaixo:

9- Retire a carne da panela e coloque em um prato. Coloque mais 1 xícara de água quente nos temperos que ficaram na panela, deixe ferver 1 minuto e passe na peneira. Junte à carne e sirva quente. Veja a diferença dos temperos nas fotos abaixo.

#DicaDaTia: se você fizer na panela de pressão, a carne fica pronta mais rápido. Você fará o processo normal até a etapa de colocar água, então, irá cubrir a carne com água quente e deixar cozinhar. Esta etapa deve demorar aproximadamente 50 minutos.

alcatra_dois_vinhos_1

Coração de alcatra para churrasco com a camada de gordura

alcatra_dois_vinhos_2

Alcatra com os temperos pronta para ficar 1 dia na geladeira

alcatra_dois_vinhos_3

Carne dourando para colocar os temperos

alcatra_dois_vinhos_4

O fundo da panela ficará assim. Não é queimado. Isso é o que dá boa parte do gosto da receita e irá soltar quando colocar os temperos e durante o cozimento

alcatra_dois_vinhos_5

alcatra_dois_vinhos_9

Tempero passado na peneira

alcatra_dois_vinhos_10

Tempero inteiro, sem passar na peneira

alcatra_dois_vinhos_11